Velas de Magia

O uso das velas deu-se já no tempo das cavernas, quando o homem principiou a clarear sua moradia ao mesmo tempo em que reverenciava aos deuses pelas graças alcançadas. Hoje o uso de velas é um ritual simples. As mais conhecidas são: palito, votiva de 7dias e de magia.
As velas funcionam como agentes focalizadores da mente e auxiliam na concentração ou mentalização.
O uso de velas brancas é por influencia da igreja católica.
Com a divulgação das Sete linhas e as cores aplicadas a cada orixá, houve a procura das velas nas cores respectivas de cada linha.
Com a finalidade de render homenagem a determinadas divindades, passou-se a utilizar velas especiais, praticamente cópias em ceras das imagens, quer dos santos, quer dos orixás ou seus símbolos.
Uma característica no ritual da vela de magia é que depois de acesa, deve queimar até o fim. Dependendo da dificuldade da situação poderá apagar ou não mais de uma vez. Geralmente é ativada e trabalhada em conjunto de outros elementos para diversos fins. Geralmente são indicadas por guias, dirigentes espirituais e magos iniciados. Pois são poucos que sabem manipular a Magia esotérica (fechada) e as suas essências.
As mais conhecidas são: abre caminho, anjo da guarda, cadeado, cobra, coração, cruz, chave, cifrão, Cosme Damião, escada, espada, estrela, exu, figa, iemanjá, lua, nó, noivos, nossa senhora aparecida, pomba gira, retorno, santo Antonio, são Benedito, são Jorge, sete cruzes, sete pontas, sol, tranca rua, união.

Anúncios

21 Respostas to “Velas de Magia”

  1. juliana Says:

    Adorei esse tópico e gostaria de deixar uma sugestão: o que você acha de explicar quais são as 7 cores das linhas da Umbanda e seus respectivos santos??
    Acho que seria muito útil para aqueles que estão iniciando ou que para aqueles que se interessam e tem curiosidades pela Umbanda.

    Abraços,

  2. Antonio Monteiro Says:

    Olá. Prezada companheira de caminhada terrena, a Umbanda não está codificada, alguns discordam das posições que os orixás ocupam por causa dos elementos usados nos rituais ou comparações e sincretismo a divindades do candomblé ou católica, fora iosso todos concordam na simbiose da conjuntura nos trabalhos e direcionamento do natureza independente da linha que se apresente. Segue a linhagem que trabalho:
    LINHA COR ORIXÁ SANTO
    fé branco oxalá jesus Cristo
    amor rosa oxum nossa senhora
    conhecimento verde oxossi são sebastião
    lei azul esc. ogum são jorge
    justiça laranja egunitá santa sara kali
    evolução roxo abaluaiê são lazaro
    geração azul claro iemanjá n.sra. dos navegantes
    paz e luz. Antonio Monteiro

  3. Juliana Tavares Says:

    Olá meu amigo de jornada e mestre,
    Estava relendo esse texto sobre as velas e me surgiu umas dúvidas:
    – quando a vela apaga antes de terminar, devemos ascender novamente??
    – existe algum significado quando a vela queima rápido demais ou quando demora muito???
    – as nossas energias do momento, influencia na queima dessas velas???

    Bjs, paz e muita luz pra você!!!

  4. Antonio Monteiro Says:

    Olá. Prezada Juliana,
    99% das velas ao apagarem devem ser acesas novamente, ou reposta outra no lugar, dependendo do critério ou fundamento do ritual.
    Principalmente as velas de magia que tem uma capacidade e função direcionadora e concentradora mais fortes, assim consequentemente há também possibilidade maior de apagarem devido a carga energética. Como também sua queima devido a irradiação ou absorvição de energias.
    O 1% restante dependem do ritual usado.

    A rapidez ou demora da queima da vela segue as seguintes partes:
    FÍSICA: Na fabricação da vela se a parafina for misturada a outro elemento queimará mais rápido. Caso seja de parafina pura, demorará bem mais. Por isso eu sempre indico que em todo ritual sejam usados elementos naturais e de boa qualidade.
    ENERGÉTICA: no Astral existem vários planos diferentes que se interligam. Ao fazer um ritual, as vibrações se conectam. No caso das velas, o fogo é um grande equilibrador energético, restabelece a ordem natural do etér, evitando que miasmas negativos sejam ativados. Por isso então é consumida mais ou menos quantidade.
    OBS: se a vela for de parafina misturada e houver uma carga energética negativa, com certeza a queima será mais rápida que já seria normalmente devido a mistura de material.

    Todo o material magístico é ativado a favor do homem segundo sua necessidade e merecimento. Se tiveres com baixa energia, entretanto fé na tua ativação de ritual, os elementos irradiarão positivamente, transformando as vibrações e as forças da natureza irão te restabelecer.
    Paz e Luz.
    Atenciosamente. Antonio Monteiro.

  5. Liete Says:

    Olá…
    Eu gosto muito de velas, quando me sinto ansiosa, acendo uma vela e ofereço ao meu Guardião, ou ao Orixá, e logo me sinto mais tranquila. Tem algo a ver? E geralmente eu acendo vela em casa. Pode ser assim? Também acendo incensos, sempre como oferenda.
    Um abraço…muita Luz e Paz…

  6. Antonio Monteiro Says:

    Prezada Liete,
    VELAS são instrumentos de comunicação com os Planos Paralelos.
    Elas são capazes de trabalhar o equilibrio das energias.
    Sua sensibilidade capta essa ação no ambiente e lhe tranquiliza.
    Velas para os guias e mentores de polaridade positiva podem ser acesas do lado de dentro da casa. Do lado de fora apenas para a linha da esquerda. Incenso ou qualquer outro material oferecido ao Universo são trabalhados positivamente baseados nas principais essências naturais.
    ex: vela-fogo, incenso-ar…
    Namastê. Volte sempre.

  7. Liete Says:

    Olá Antonio,
    Já voltei…
    Eu ofereço a vela á Orixás e Exú…o que está comigo á minha esquerda.Então não é correto acender a vela para eles dentro de casa? Mas se o fizer, é “errado”? Por quê?
    Agradeço tua atenção…sempre…
    Namastê

    • espacoumbanda Says:

      Olá. Liete,
      Os Guardiões tem como missão principal proteger o lado externo dos espaços.
      Firmamentos e trabalhos só devem ser feitos do lado interno em dia de sessões. Mas que a tronqueira estaja já firmada anteriormente ao trabalho. Abçs.

  8. Antonio Monteiro Says:

    Orixás das 7 linhas, positivas são acesas dentro de casa.
    Dependendo do caso pode ser fora, ex: Ogum, Oiá e Omulu.
    Exu é fora. A não ser que seja trabalho ou a entidade peça.
    A polaridade de exu é negativa e absorvedora, de proteção.
    Estando fora do espaço capta melhor as energias contrárias.
    As trabalha e transporta para o lugar de merecimento.
    Luz e paz. abç.

  9. Juli Says:

    Extremamente interessante e esclarecedor. Obrigada.

  10. Tatiana Says:

    Oi Antonio li seu artigo sobre as velas achei muito interessante e esclarecedor me tirou muitas duvidas, frequentei um terreiro de ubanda, sei q tenho mediunidade mas não desenvolvi ainda sinto arrepios frequentyes nas costas , la me falaram q tenho q desenvolver, minha tia me ensinou a firmar meu anjo da guarda acendendo uma vela de 7 dias junto com meu nome no mel e rezar muito, ja estou na 2 e vejo q foi bem aceita pois estou mais calma, e acompanhei a queimação, com a ponta do pavil bem brilhante, queimou todinha sem sobrar nem cera acendeu de imediato nunca apagou sozinha, ja a segunda tbm so q ja passou de 7 dias , a ponta do pavil brilha muito, tenho rezado muito pra meus orixas e anjo da guarda sera q vou ser bem atendida nos meus pedidos?
    Fico no aguardo de uma resposta
    Att- Tatiana

    • espacoumbanda Says:

      O desenvolvimento mediúnico deve ser feito num Espaço idôneo que vc tenha confiança e se afinize. Curso teório sobre mediunidade e magia são essenciais, ajudam a um desenvolvimento mais seguro. O mais aconselhável que faça mensalmente é o triangulo de força para sua coroa mediúnica: risque ao solo um triângulo com pemba branca, firme uma vela branca em cada ponta e uma no meio. Um próximo passo seria acender velas de 7 Linhas e Magia conforme sua evolução. Todas as oferendas aos Orixás são aceitas. O que influencia no queimar das velas é a vibração que ocorre no momento. Lançarei um livro que contém esse assunto entre outros.
      Fico a sua disposição para mais elucidações.
      Enviar-lhe-i nossos informativos.
      Luz e paz. Kolofé. Motumbá. abçs.

      Att. Antonio Monteiro.
      antoniotaro@hotmail.com

  11. Tatiana Says:

    Antonio, obrigado pela resposta , aqui onde moro não tem nada nenhum lugar que possa me ajudar a desenvolver sera que voce poderia me ajudar me orientando pois eu quero muito isso, sei que é pro bem ,esse triangulo de força pode ser feito nem casa?, eu procurei ajuda uma vez aqui num sentro espirita , mas u não fui mais la saia de la muito fraca e não sentia segurança sabe, gostei de la mas algumas pessoas não me pareciam confiaveis, bom sera que vc pode e tem como me ajudar? minha tia diz que tenho como pai e mãe de cabeça (axo que se fala assim ) Ogum, Oxum e Iemaja sendo que as duas estão brigando pela minha cabeça, tenho rezado muito pedidno orientação aos tres, mas queria saber qual é mesmo ando confusa , pois quero desenvolve e não to sabendo como.
    bom obrigado mais uma vez pela sua atenção, eu adcionei vc no meu msn (tatianagrott@hotmail.com).
    Fique com Deus .

    Att- Tatiana

    • espacoumbanda Says:

      Prezada Tatiana.
      O Centro deve saber lidar com seus médiuns e egrégora. Vários podem ser os motivos de vc ter sentido mudanças de vibração. O que o pessaol chama de briga de Orixá, na realidade é que dois ou mais orixás lhe emanam vibrações e estamos num Plano Terreno, com influencias energéticas. Aconselho a vc ler meus livros: Sete Estrelas, Luzeiro e Arqueiro Dourado. Depois te indico mais. Conhecimento é fundamental para se desenvolver mediunicamente.
      Envie seus dados: nome, data de nascimento e cidade para meu email: antoniotaro@hotmail.com
      Vou estudar seu caso e ver no que posso te orientar.
      Enviei add no facebook. Antonio Monteiro.
      Namastê. Luz e paz.abçs.

      Att. Antonio Monteiro.

  12. Anônimo Says:

    o que acomtece quando colocamos o nome da pessoa no sal grosso

    • espacoumbanda Says:

      O sal é neutralizador de energia. Para que haja um resultado direcionador, deve ser composto de outros elementos conforme a necessidade da situação.

  13. Anônimo Says:

    sr. antonio por favor pode me ajudar. estou com um problema pois meu marido esta com outra pessoa , eu sou casada com ele. o que posso fazer para afastar esta criatura do meu caminho. sr;antonio porfavor aquardo sua resposta. des deja mto obrigada

  14. anonimo Says:

    oi estou passando por problemas meu marido me traiu e foi embora decasa quero que ele volte masele diz queprecisa de tempo pode me ajudar ? o que devo fazer

  15. henrique Says:

    Oi, ascendi uma vela de sete dias a nossa senhora desatadora dos nós e no domingo pela manha a vela estava toda queimada, queimou inclusive o recipiente onde estava a parafina, ficou uma borra branca queimou tudo a vela não caiu, ficou muito estranho pedi para me livrar da depressao, angustia, medo e ansiedade. o que fazer?

  16. Apolónia Mendes Pestana Says:

    Gostaria de saber para que servem as vela ; cadeado e Figa . Grata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: