Principais Caracteristicas da Umbanda

As características principais da Umbanda são:
1) Não se impõe nada à força a seus adeptos muito menos ameaças psicológicas de perigo em vossas vidas. Ou daqueles que, caso não se torne freqüentadores.
2) O atendimento é gratuito. Não é forçado o pagamento de dízimos a ninguém.
3) Não é negada a entrada de membros de outras religiões ou segmentos, nem críticas.
4) A todos os Espíritos encarnados e desencarnados são dadas oportunidades dos mais evoluídos ensinarem e os menos instruídos aprenderem. Independente do que tenham sido em vidas anteriores.
5) Aos membros Irmãos Terrenos designados médiuns são pedidos: o uso de roupas brancas, disciplina e fundamento. Ou seja: serem humildes, conscientes do que fazem e saberem com que estão trabalhando.
6) Diferente dos Cultos de Nação e outros segmentos, não se usa energia animal.
7) O Mentor espiritual é quem designa e comanda as tarefas. Isto pode diferenciar o modo de trabalho e desenvolvimento de um espaço para outro.
8) Elementos da natureza são essenciais para trabalhar às energias, água, erva, barro, etc.
9) Se possível trabalhar regularmente no mesmo dia e horário, favorecendo acostumar e disciplinar a todos. Lembrando que disciplina não é imposição, mas sim organização.
10) Método de raspagem e camarinha é dispensável.
As oferendas são opcionais. Existem três tipos: agradecimento, pedido ou proteção.
11) Líquidos alcoólicos são usados por médiuns e Guias experientes através da Magia em caso somente de extrema necessidade, devido à volatilidade do álcool que se apresenta positivamente na eterização para desintegrar campos de força negativos mais densos.
12) As guias (colares cruzados) são elementos de vibração entre o médium e o guia. Representam os Orixás em suas cores e protegem o médium de energias divergentes. São feitas por determinação do mentor, sendo que cada detalhe responde a um dos vários mistérios divinos. Deve ser usada pendurada no pescoço e nunca atravessada no ombro, pois isso é para quem tem cargo ou assim é determinado. Lembrando que: quanto maior for a graduação e o conhecimento, maior é a responsabilidade.
13) Defumação é sagrada e consagrada no mundo inteiro desde os monges tibetanos até os padres católicos. O turíbulo do guia é seu charuto, cachimbo, cigarrilha… O fumo tem efeito purificador. A fumaça que se eteriza age depurando energias e desagregando de maus fluidos, criando um escudo de proteção.
14) O Congá ou altar é um núcleo de força em atividade firme e durável. Tem fundamentos magísticas sob a supervisão da espiritualidade. Age como:
a) Centro Atrator porque atrai para si pensamentos e ondas que pairam sobre a casa.
b) É Condensador na medida que energias se aglutinam ao seu redor.
c) É Escoador, pára-raio, comprimindo miasmas e descarregando, num potente efluxo em outros pontos magísticos da casa.
d) É Expansor, condensa as ondas, as potencializa e devolve para os presentes, num fluxo positivo.
e) É Transformador, reciclador de lixo astral, depurando-os e os vertendo já reciclados ao ambiente.
f) É Alimentador por receber fluidos astrais auxiliando na sustentação da egrégora. Distribue a energia equilibrando os pontos de firmeza, riscados, médiuns.
15) O Espaço, Tenda, Templo, Terreiro é a Casa Santa dos umbandistas onde se desenvolvem os cultos com o Mundo espiritual. Lugar de prática, estudo religioso, com fundamentos e elementos, para divulgação e caridade.
16) A Música é opcional, tanto em mantras ou sons. É importante porque repercute no éter equilibrando as emoções dependendo da suavidade e pausa, cantados com amor, respeito, concentração, dedicação e vibração. Os Pontos Cantados servem para: invocar, louvar, e irradiar as Vibrações Sagradas ou Guias.
17) Ponto Riscado ou Grafia Sagrada. É o pólo magnetizador para trabalhar as magias, chamar as falanges e construir campos de força. Invocar as vibrações dos Mistérios Orixás e formação de Mandalas magísticas Ígneas. Serve para identificar o espírito comunicante ao Plano Terreno.
18) Pontos de Firmeza: são locais compostos de elementos naturais (fruta,barro,água,flor) que dão sustentação no trabalho e defesa das Casas Espirituais, são feitos por determinação do guia chefe e supervisão do guardião da esquerda.
19) Egrégora é o conjunto da falange de cada médium. Falange são os anjos, guias, mentores e espíritos superiores que se unem trabalhando juntos numa só sintonia, mesmo em vibrações diferentes. O dirigente espiritual da casa deve sempre estar atento e em comunicação com sua falange e egrégora do espaço.
20) Tronqueira: é o Ponto de Firmeza externo do espaço. É controlado pelo Guardião chefe da esquerda juntamente com demais entidades que fazem à segurança do local. O dirigente é quem conhece os fundamentos. É o primeiro lugar a ser saudado.

Sendo Umbanda sinônimo de fé, amor e caridade. Qualquer designação sem esses preceitos é outra religião ou segmento. Existe uma hierarquia bem organizada para que não haja desentendimento das espécies vibracionais até materiais, tudo está ligado e a sintonia natural prevalece.
A Umbanda é composta de Sete Linhas sendo Forças Superiores ou Mistérios. Cada linha é composta de dois Orixás Maiores independente da posição: Oxalá, Oxum, Oxossi, Ogum, Xangô, Abaluaiê, Iemanjá, Oiá, Oxumaré, Obá, Iansã, Ogum, Egunitá, Nanã e Omulu.
São energias, forças da natureza, partes do Criador que influenciam positivamente nas pessoas mantendo o equilíbrio natural dos elementos com relação ao Universo. Alguns discordam das posições que eles ocupam por causa dos elementos usados nos rituais ou pela comparação e sincretismo a Divindades do Candomblé ou Católica, fora isso todos concordam na simbiose da conjuntura nos trabalhos e o direcionamento do Orixá na Natureza independente da Linha que se apresente.

Anúncios

7 Respostas to “Principais Caracteristicas da Umbanda”

  1. Valéria Yasuda Says:

    Achei esta site muito bom e esclarecedor, para quem é leigo está perfeito.
    Cada um que quiser se aprofundar, realmente, deverá pesquisar e estudar, pois trata-se de um assunto muito profundo.
    Parabéns Antonio Monteiro.
    Um abraço, Valéria

  2. Anônimo Says:

    gostei muito bom msm

  3. Anônimo Says:

    NEGOSSO PAIA

  4. Imobiliaria Says:

    I’m amazed, I must say. Seldom do I encounter a blog that’s equally educative and
    entertaining, and let me tell you, you have hit the nail on the head.
    The problem is something which not enough men and women are speaking intelligently about.
    I’m very happy that I found this in my hunt for something regarding this.

  5. https://shortlink.prismalicious.com/exteriorpaintingullenwood2754 Says:

    I think that everything posted made a bunch of sense.
    But, think about this, what if you were to create a killer headline?
    I ain’t saying your content is not good, however suppose you added something
    thawt makes people want more? I mean Principais Caracteristicas da Umbanda | Espaço Umbanda is a little boring.

    Yoou should lpok at Yahoo’s home page and watch howw they write post
    headlines to grab people to open the links.
    You might add a related video or a related picture or two to get people excited about what you’ve written. Just my opinion, it would make your blog a little
    livelier.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: