Guias, Entidades e Mentores

NOMENCLATURA

A maioria dos mentores e guias espirituais ao se manifestarem, não dizem seus nomes, por não serem questionados pelos médiuns. Entretanto o nome explica muita coisa sobre o mesmo, por exemplo: o Mistério que trabalha, irradiação, vibração, poder de atuação, capacidade de movimento etc. Quanto melhor conhecer o guia, mais fácil é de fornecer elementos para seu trabalho, facilitando o desenvolvimento de ambos. Ex: Cabocla Pena Dourada é um guia que responde ao Mistério Oxossi em conhecimento e poder de cura, vibrando Fé de Oxalá, irradiando a Lei de Iansã e o amor de Oxum.

GUIAS – ENTIDADES – MENTORES: Na umbanda são espíritos de luz que têm um grau por aceitaram uma função perante a religião para colaborar na evolução da Criação.

CABOCLOS: São entidades com elevado grau espiritual, que em alguma encarnação passada foram índios e plasmaram-se na Umbanda no grau Caboclo de Oxossi. Excelentes passistas. Apresentam-se lépidos, organizados, conhecedores da natureza trabalhando com cura utilizando-se de ervas. Geralmente são chefes de falanges no astral e comandam o espaço mediúnico em plano terreno através do dirigente da casa. São únicos que possuem total autonomia sobre os guardiões exus.

Exemplo de Caboclo(a)s: Estrela de Cristal, Guaraciara, Indaiá, Iracema Flecheira, Itapotira, Jacira, Jandira, Jandira Flecheira, Jarina, Jupiara, Jupira, Jurema, Jurema do Rio, Jurema Flecheira, Juremera, Jussara, Mariana, Caboclinha da Mata, Águia azul, Águia Branca, Águia da Mata, Aimoré Caboclo, Araponga, Araraguara, Araribóia, Araúna, Arranca Toco, Arruda, Beira Mar, Boiadeiro, Bororó, Brogotá, Caçador, Capitão da Mata, Caramuru, Carijó, Catumbi, Cipó, Cobra Coral, Coração da Mata, Corisco, do Fogo, do Oriente, do Sol, do Vento, Estrela, Flecha Dourada, Flecha Ligeira, Flecheiro, Gira Mundo, Girassol, Guaraci, Guarani, Humaitá,Iara, Inca, Jibóia, João da Mata, Junco Verde, Jurema da Mata, Jurema do Mar, Juremero, Laçador, Lage Grande, Lírio Verde,Lua, Marajó, Mata Virgem, Olho de Lobo, Onça-Pintada, Oxossi da Mata, Pajé, Pantera Negra, Pedra Branca, Pedra Preta, Pele Vermelha, Pena Azul, Pena Branca, Pena Branca, Pena Branca Cacique,Pena Dourada, Pena Preta, Pena Roxa, Pena Verde, Pena Vermelha, Peri, Poti, Quebra Demanda, Quebra Galho, Rei da Mata, Rompe Folha, Rompe Mato, Roxo, Serra Negra, Sete Cachoeiras, Sete Cobras, Sete Demandas, Sete Encruzilhadas, Sete Estrelas, Sete Flechas, Sete Folhas Verdes, Sete Montanhas, Sete Pedreiras, Sultão da Mata, Tapindaré, Tibiriçá, Tira Teima, Treme Terra, Tupã, Tupi, Tupi Guarani, Tupinambá, Tupiniquim, Ubirajara Flecheiro, Ubirajara Peito de Aço, Ubiratan, Umuarama, Urubatan, Vence Tudo, Ventania, Vigia das Matas, Vira Mundo, Samambaia.

EXU: É um espírito que depois da morte, durante seu próprio julgamento no plano astral, observa que na sua última existência física carregou-se de negatividade. Também pode ser um espírito que foi despertado das trevas, e progredindo na escala evolutiva, trabalha em benefício dos necessitados. Cada bem que faz é uma luz que adquire. Sua cor essencial é cinza, porém é cultuado no vermelho por Ogum e preto por Omulu, seus mistérios de obediência.

Senhor Exu Capa Preta é o Guardião deste blog. Sábio espírito da antiguidade e atualizado pela sua evolução, mestre de alta Magia também é conhecido por Musifin. Passou por várias encarnações terrenas. Destacou-se como chefe da guarda de um grande império onde as leis eram feitas pelas espadas e a de alquimista, onde os valores simbólicos desapareceram com o passar tempo. Tem como lema principal a fidelidade perante os que lhe procuram.

Anúncios

2 Respostas to “Guias, Entidades e Mentores”

  1. Julia Says:

    Pena dourada…..gostaria de saber mais sobre ela se puder me ajudar, eu agradeço…

  2. Antonio Monteiro Says:

    Olá. Prezada Julia, irmã de fé.
    O(a)s mentora(e)s Pena Dourada vibram Oxalá, Oxossi, Oxum e Iansã.
    Estou enviando pelo seu email maiores detalhes.
    Luz e paz. Mais informações no email:
    Antoniotaro@hotmail.com
    Att. Antonio Monteiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: