São utilizadas por diversas religiões para variados fins, principalmente pelo sincretismo de divindades.
O processo de tratamento é feito de formas seqüenciais onde os rituais fazem parte dos resultados.
Na magia são usadas em mandalas, banhos, defumações e poções. Na religião em pedidos, oferendas e obrigações. Sempre orientada e supervisionada por um mentor espiritual ou dirigente. O Mistério regente das ervas é Vegetal, orixá Oxossi, sincretizado por São Sebastião. As frutas, folhas, legumes, grãos, raízes e sementes são utilizados também. As mais procuradas pela resistência física são, as ervas: Abri caminho, alecrim, amor do campo, anis estrelado, arruda, arrebenta cavalo, bardana, boldo, canela, capim santo, cascara sagrada, chapéu de couro, cipó caboclo, cravo, douradinha, escada de macaco, espinheira santa, fumo, guiné, ipê roxo, jurema, levante, louro, mão de deus, obi, olho de boi, olho de cabra, orégano, orobô, pata de vaca, pau tenente, pimenta, pinhão roxo, rosa branca/amarela/vermelha, sálvia, sene e urucum.
julho 27, 2009 às 2:51 pm |
Oi. Qual as ervas mais usadas em rituais de umbanda?
julho 27, 2009 às 6:54 pm |
Prezada Elisabete, o uso das ervas depende de vários fatores, ex:
1. o ritual a ser preparado.
2. a necessidade do guia.
3. o conhecimento do dirigente.
Entretanto as mais conhecidas são:
ARRUDA, GUINÉ e ALECRIM,
que por vezes são misturadas a outras.
Antonio Monteiro – mago-dirigente-psicógrafo
antoniotaro@hotmail.com
julho 30, 2009 às 4:20 pm |
Prezado Antonio,
Qual a diferença das Ervas frescas para as Ervas secas, a serem utilizadas.
Obrigada.
julho 30, 2009 às 8:58 pm |
O uso de cada uma dependera da necessidade e ritual a ser praticado. Existem fundamentos na Umbanda e tradições no Candomblé, cada um tem seu Saravá e Axé. Dizer que a erva seca é melhor que a erva fresca,é tabu.
outubro 19, 2012 às 3:05 pm |
Antonio,
Gostaria que me indicasse um ritual simples (como firmar velas,(cores) banhos) para meu Pai Ogum Malê e minha mãe Iemanjá, além do Exu 7 Encruzilhadas, para proteção e agradecimento.Peço a ti porque tenho pessoas próximas que muito confiam em ti e por não ter onde procurar uma tenda de Umbanda confiável.
Obrigada.
novembro 1, 2012 às 4:22 am |
Olá. Prezada Magda, irmã de fé.
Firmar velas é um dos rituais mais antigos dentro das religiões, vários são os modos e fundamentos que derivam entre as Casas Espirituias e Templos. Na Umbanda, Cada Casa tem seu fundamento próprio, não existe uma regra geral ou codificação como nos ensimanentos kardequianos, onde a teoria especifica-se em teorias de estudos do livro dos espíritos.
Assim, sendo o que lhe aconselho é fazer um triângulo de força a seus orixás adjuntó (mãe), pai e ancestre: Com uma pemba branca, risquei no solo um triângulo. Do lado direito coloque a vela Azul Escura (pai = Ogum) do lado Esquerdo a vela azul clara (mãe = Iemanjá), na ponta de cima representa seu Orixá Ancestral na qual não sabemos quem é. Então, por enquanto, coloca uma vela branca. Celestial emanação, Orixá Ancestre, vai trabalhar positivamente a vosso favor enquanto não lhe é revelado quem ocupa esta função.
Quanto ao Senhor Guardião das 7 encruzilhas posso indicar-lhe que acenda uma vela vermelha do lado de fora de sua casa, dedicando a ele. Caso vc tenha uma tronqueira, pode fazê-lo dentro da mesma. Um apadê de farinha de mandioca misturada com pó de firmeza e pó de ossum/exu, coloca 3 ervas em cima (abre caminho, mão de deus e levante), mais uma laranja sobre tudo. Deixe até 7 dias e depois embrulhe e descarregue numa encruzilhada.
Se vc não achar o material em sua região, eu tenho e posso enviar via correio.
Dúvidas sobre o procedimento, contate-me novamente deixando recado no email que resposndo por lá ou por aqui.
Obrigado pela confiança. Fico a sua disposição. Luz. Abçs.
Att. Antonio Monteiro.
agosto 27, 2014 às 11:08 pm |
pode especificar o uso do Cipó escada de macaco na umbanda para banhos